segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Posso plantar uma árvore na Calçada?



Gostaria de plantar uma árvore, na calçada, em frente a minha casa. Existe alguma recomendação em Sorocaba para isso, qual o tipo de árvore ideal?

Sim, existe um conjunto de normas técnicas para o plantio de árvores nas vias públicas.
Deve-se tomar inúmeros cuidados, tais como o distanciamento entre a árvore e a esquina, entre a árvore e a boca de lobo, o espaço sem pavimentação, ao redor da planta, destinado para o bom desenvolvimento das raízes e penetração da água.

Também deve-se observar se o porte da árvore desejada é adequado para o local do plantio, árvores muito grandes, podem vir a danificar a rede elétrica.

Além disso, é importante que se plante árvores nativas do Brasil, de preferencia da região onde se mora. As espécies frutíferas atraem os pássaros. Na flora brasileira há inúmeras espécies de árvores extremamente bonitas, com grande potencial ornamental. Vale a pena se informar.

Em muitas cidades, existe uma forte linha de pesquisa neste sentido, as árvores exóticas¹ mais freqüentes, como Cinamomo e Lingustru, estão perdendo espaço para espécies nativas, como o Ipê (Tabebuia), Quaresmeira (Tibouchina), Chal-Chal (Allophylus) e outras.

Para se plantar uma árvore o ideal é contatar a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Sorocaba, este órgão  tem um departamento encarregado da arborização urbana, consulte também alguém experiente, como um botânico ou um paisagista.

Que árvores plantar nas calçadas?


Essa é sem dúvida a questão mais importante do plantio de árvores em ambientes urbanos. A escolha deve ser baseada em alguns aspectos práticos, para que consigamos escolher uma árvore que realmente satisfaça as nossas necessidades e melhore o ambiente, sem que prejudique as calçadas e arrisque nossa residência.

Os principais aspectos a serem levados em conta estão listados a seguir:

a) tipo de raiz da planta – plantas de raízes superficiais e muito vigorosas são péssimas escolhas para o plantio em calçadas. As raízes das plantas podem arrebentar o concreto das calçadas, estourar tubulações, e até mesmo danificar a estrutura da casa. Evite ao máximo o plantio de espécies desse tipo, como o fícus ou o flamboyant.

b) resistência dos galhos da árvore – muitas vezes nos tentamos a plantar árvores de crescimento rápido, mas em geral, essas possuem galhos frágeis, que podem ser quebrados facilmente pelos ventos e chuvas, podendo ocasionar acidentes. Para evitar isso, não utilize espécies de crescimento muito rápido, como o flamboyant.

c) queda de folhas – se você não quer ter que varrer sua calçada muitas vezes, procure escolher espécies cujas folhas não caem em determinada época do ano. Dê preferência a árvores de folhas mais largas, que sejam de fácil retirada.

d) sombreamento – se você desejar um bom sombreamento da rua, utilize espécies com copa densa e ampla. Uma boa opção nesse sentido é o chapéu-de-sol.

e) obstrução de passagem – procure não utilizar espécies que possuam galhos muito baixos, ou que sejam arbustivas, pois elas normalmente não produzem sombreamento, além de atrapalharem a passagem de pedestres nas calçadas. Procure não utilizar espécies como a espirradeira, que além de inadequadas, são extremamente tóxicas.

f) clima da região – o clima da região é um fator importante. Algumas plantas de clima frio não se desenvolvem bem em climas quentes, e vice-versa. Procure se informar sobre a capacidade de adaptação da planta ao local de plantio em nossa região.

g) tipo de frutos - muitas pessoas já tiveram a infelicidade de ter o vidro do carro quebrado por uma manga que caiu de um pé plantado na calçada. Além disso, há um perigo ainda maior de cair um fruto pesado e duro sobre alguém, podendo até mesmo levar a pessoa a óbito. Evite espécies como a sapucaia no plantio em calçadas.

h) toxidez - algumas plantas são muito tóxicas, além de atraentes para as crianças. Tome cuidado ao utilizar plantas que são tóxicas, já que seus efeitos podem ser desde queimaduras leves, até a cegueira ou mesmo à morte. Evite plantas como a espirradeira.
Com base nesses fatores, fica muito mais fácil escolhermos qual planta colocarmos em nossas calçadas.

1.  árvores exóticas: em botânica significa planta que não faz parte da flora nativa; planta introduzida; planta originária de outro país.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço a sua participação!