domingo, 6 de setembro de 2009

Ipê branco (Tabebuia roseo-alba)



                      Ipê branco (Tabebuia roseo-albaé uma árvore brasileira.

Trata-se de um tipo de ipê muito bonito, ficando totalmente branco durante um período muito curto, pois sua floração não dura mais do que dois dias, por volta de Agosto. Às vezes repete a floração por volta de Setembro, com menor intensidade. Seus nomes, tanto científico quanto popular, vêm do tupi-guarani: ipê significa "árvore de casca grossa" e tabebuia é "pau" ou "madeira que flutua".É uma árvore usada como ornamental, nativa do cerrado e pantanal brasileiros.É conhecida como planta do mel no Brasil e Argentina.



Características morfológicas


Alcança de 7 a 16 metros de altura, com tronco medindo de 40 até 50 cm de diâmetro.
Dotado de copa alongada, possui um tronco ereto medindo de 40 a 50 cm de diâmetro, com casca suberosa e superficialmente fissurada.
Possui folhas compostas trifolioladas.
Ocorre nas florestas estacionais semi-deciduais e matas semi-decíduas, como nos estados brasileiros de GoiásMato Grosso do SulMinas Gerais e norte de São Paulo.



Fenologia

Floresce principalmente durante os meses de agosto-outubro com a planta totalmente despida da folhagem. Os frutos costumam amadurecer a partir do mês de outubro.
Trata-se de um tipo de ipê muito apreciado por sua beleza e exuberância, ficando totalmente branco durante um período muito curto, pois sua floração não dura mais do que dois dias (em geral, por volta do mês de agosto). Às vezes repete a floração por volta de setembro, porém com menor intensidade.


Obtenção das sementes

É aconselhável colher os frutos diretamente da árvore quando iniciarem a abertura espontânea. Em seguida, deixá-los ao sol para completarem a abertura e liberação das sementes. Um quilograma contém aproximadamente 71.000 sementes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço a sua participação!