domingo, 6 de setembro de 2009

Que tal plantarmos uma árvore?


Sócios e amigos do Clube de Jardinagem e arboricultura em ação


Sabemos a importância das árvores em nossas vidas, desde o fornecimento do oxigênio até o embelesamento das cidades.
As árvores refrescam o ambiente, podem diminuir em até 6º graus a temperatura do ar, diminuem a poluição do ar, oferece abrigo as aves, sombra as pessoas, além de alimentar os lençois freáticos.´
Para quem busca saber como plantar uma árvore no seu bairro, na sua rua ou mesmo em sua casa, se tiver espaço, e para quem é professor, poderá trabalhar os cuidados a seguir com seus alunos e os estimularem a valorizar as plantas e sua função na natureza, podendo até plantar na escola.
Como plantar:
1º Abrir um canteiro (com berço de 60 cm de largura, comprimento e profundidade) oferecendo espaço para que as raízes possam respirar e para que água seja infiltrada.
2º Colocar no berço uma estaca forte para servir de sustentação à muda. Ela deve ser colocada na cova sem nenhum tipo de saquinho, ao lado da estaca.
3º Cobrir o berço com uma terra boa, aquela do tipo vegetal, pois não contém pedrinhas ou entulhos, misturar com adubo ou esterco. O adubo pode ser restos de frutas, cascas, chá bem curtido feito em composteira. Se optar por um adubo químico utilize um NPK 04 14 08, 200g um vez por mês durante 4 meses após o plantio longe do tronco. A muda deve ser coberta até o seu colo com 5cm abaixo do nível da base (calçada, chão da casa, etc), seria a parte da junção do caule com a raíz. A parte da estaca que ficou dentro da cova também deve ser coberta com terra.
4º Amarrar a muda na estaca com um amarilho de barbante ou tira de borracha em forma de 8, não deixando que a planta encoste na estaca. Se for plantar em calçadas, utilizar mudas do viveiro da Prefeitura de sua cidade e ou mudas de boa procedência e de espécies adequadas para arborização urbana.
5º Reguar a muda pelo menos 3 vezes por semana com cerca de 5 litros de água. Colocar uma cerca de proteção ao redor da muda.
6º Poda de condução: retirar os ramos das laterais e inferiores propiciando seu crescimento.
Cuidados de manutenção:
Não deve-se ferir, escrever, pintar nem esfregar qualquer tipo de produto no tronco da árvore
Não utilizar a base do tronco da árvore como lixeira ou despejar qualquer tipo de lixo
Não cimentar a calçada até a base da árvore, pois ao redor do tronco o solo deve permanecer permeável, garantindo que a água possa escorrer livremente e garantir uma boa absorção e aeração das raizes
Para realizar qualquer tipo de poda ou intervenção necessária na árvore seria interessante consultar técnicos e profissionais da área como biólogos, eng. agrônomo, florestal, eles podem fornecer maiores informações sobre como, onde e quando podar a árvore, além de garantir os  cuidados necessários para uma boa cicatrização e não infecção dos cortes expostos.
O que podemos plantar em calçadas:
Algumas espécies de baixo porte: algodão-de-praia, hibisco ou mimo, pitanga, urucum, aracá, jasmim, croton, resedá, etc
Algumas espécies de médio porte: ipê-amarelo, ligustro, cássia aleluia, tingui preto, catiguá, ipê branco, barbatimão, quaresmeira entre outras.
 Núcleo de Educação Ambiental e Viveiro Municipal da Prefeitura de Hortolândia
Bruna Rosalem
http://bio-livros.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço a sua participação!